terça-feira, 19 de julho de 2011

ATENÇÃO ALUNOS DE AGRÁRIAS!!


CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS 2012.2

Prezados ALUNOS (as):

IMPORTANTE: A MATRÍCULA EM OPTATIVAS FORMAÇÃO GERAL E EM OPTATIVAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DEVE SER REALIZADA POR ESCRITO PELO ALUNO, QUANDO A DISCIPLINA DESEJADA NÃO APARECER DISPONÍVEL NO SEU PERÍODO VIGENTE. NESTE CASO O ALUNO DEVE REQUERER AO POLO O ADICIONAMENTO DA DISCIPLINA OPTATIVA DESEJADA POR MEIO DE PEDIDO DE AJUSTAMENTO (ADICIONAMENTO DE DISCIPLINA). A SOLICITAÇÃO DEVE SER FEITA DIRETAMENTE PELO ALUNO AO POLO DE ORIGEM. O POLO POR SUA VEZ REMETERÁ VIA E-MAIL À COORDENAÇÃO DO CURSO, DIARIAMENTE, ATÉ UM DIA APÓS DECORRIDO O PRAZO DE AJUSTAMENTO (30/07/2011), POR VIA DIGITALIZADA.

PARA ISSO DEVERÁ UTILIZAR O FORMULÁRIO DE PEDIDO DE AJUSTAMENTO DE MATRÍCULA. (Disponível no Polo UAB Limoeiro)
Prazo Final de Ajustamento de Matrícula: 30/07/2011 (SÁBADO)


COMUNICADO 01/2011
 
Conforme Resolução 34/2008 do CONSEPE-UFPB, no Curso de Ciências Agrárias o aluno deve integralizar no mínimo 345 horas em disciplinas complementares optativas, sendo:

A) 225 horas (15 créditos) em Optativas de Formação Geral e

B) 120 horas (8 créditos) em Optativas de Formação Pedagógica assim exigidas:
B.1) 60 horas (4 créditos) em Optativas de Formação Pedagógica no Eixo II e
B.2) 60 horas (4 créditos) em Optativas de Formação Pedagógica no Eixo III

Informamos que neste período 2011.2 estão sendo ofertadas as disciplinas complementares Optativas de Formação Geral e a 1ª Optativa de Formação Pedagógica conforme lista abaixo:


NOME
CARGA
HORÁRIA
DISCIPLINA
CÓD. DISC.
CENTRO
DEPTO
TITULAÇÃO
N0 VAGAS
Ana Cláudia da Silva Rodrigues
60 h
Optativa Pedagógica: EIXO II
Planejamento e Gestão Escolar
4104201
CCHSA
DCSA
Mestre
300
MÍNIMO EXIGIDO EIXO II: 60 h
Eduardo Jorge Lopes da silva
60 h
Optativa Pedagógica: EIXO III Educação e Movimentos Sociais
4104203
CCHSA
DCSA
Doutor
250
MÍNIMO EXIGIDO EIXO III: 60 h
Laesio Pereira Martins
30 h
Optativa Geral: Fisiologia Pós-Colheita
4102114
CCHSA
DGTA
Doutor
300
Fabiana Augusta Santiago Beltrão
60 h
Optativa Geral: Gestão da Produção Agroindustrial -
4103158
CCHSA
DGTA
Mestre
300
Gisely Maria Freire Abílio
30 h
Optativa Geral: Plantas Medicinais
4102121
CCHSA
DGTA
Mestre
300
Maria do Socorro Rocha
45h
Optativa Geral: Viveiricultura Jardinagem e Paisagismo
4102118
CCHSA
DAP
Doutora
250
Belisia Lúcia Moreira Toscano Diniz
60 h
Optativa Geral: Agroecologia e Agricultura Orgânica

CCHSA
DAP
Doutora
250
Hélio Luiz Beretta Dal Monte
30 h
Optativa Geral: Análise Econômica do Sistema de Produção
4104191
CCHSA
DCSA
Doutor
250
Silvestre Fernandez Vásquez
60 h
Optativa Geral: Sistemas Agroflorestais
4102117
CCHSA
DCBS
Doutor
500
MÍNIMO EXIGIDO OPTATIVAS FORMAÇÃO GERAL: 225 h
OBS.: ENTRE 2012.1 E 2012.2 SERÃO OFERTADOS MAIS 11 OPTATIVAS ENTRE AS DE FORMAÇÃO GERAL E AS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA !!!!



COMO CURSAR?

Podem cursar as Optativas os alunos matriculados do 2º ao 6º período (não ha pré-requisitos), desde que não substituam as disciplinas obrigatórias estabelecidas no fluxograma do Curso para o período e venham a completar a carga horária máxima, pretendida pelo aprendente. Excepcionalmente, será permitiodo aos alunos ja graduados e estejam matriculados no 1o período, desde que protocolem também nos Polos pedido de aproveitamento de disciplinas ofertadas no 1º período.

Para se matricular, quem não conseguiu na semana de matrícula, os alunos INTERESSADOS devem preeencher e assinar o REQUERIMENTO DE AJUSTAMENTO DE MATRÍCULA (clique aqui), contendo os pedidos de adicionamento e/ou cancelamento de disciplinas. O REQUERIMENTO deve ser entregue diretamente no Polo ou enviado digitalizado e remetido por e-mail para o seguinte endereço: cienciasagrarias@virtual.ufpb.br
Obs: Será permitida a matrícula em no máximo 37 (trinta e sete) e no mínimo 22 (vinte e dois) créditos por período letivo. O ajustamento de matrícula não poderá ultrapassar o limite máximo de 37 créditos e mínimo de 22 créditos em disciplinas/período. Em havendo ultrapassado esse limite a Coordenação do Curso reserva-se-á no direito de deferir as disciplinas na órdem decrescente dentro destes limites .

IMPORTANTANTE:

1) Procure evitar se matricular em mais de 2 disciplinas optativas. A meta do curso é que o aluno poderá cursar com tranquilidade no máximo 7 disciplinas por período. Alunos que puseram entre 8 e 10 disciplinas tiveram sérias dificuldades de concluir o período e alto índice de reprovação!!!!!!!!!!!

2) Recomendamos que deixe para o próximo período aquelas optativas que não puder cursar neste período !!!!!!!!!!
As Demais disciplinas optativas estarão sendo ofertadas a partir de 2012.1 na razão de 4 A 5 novas disciplinas a cada período até completarmos em o 2012.2 a oferta total de pelo menos 90 % das optativas estabelecidas no fluxograma do Curso.

ACESSE OS FORMULÁRIOS DE REQUERIMENTOS DE:
Seguem abaixo informações gerais do Calendário Acadêmico do Curso
18 de julho de 2011 Matrícula em Disciplina para os Feras/Registro no Moodle (1)
19 a 24 de julho de 2011 Matrícula em Disciplina para Alunos Antigos (2)
27 de julho de 2011 Último dia para solicitação de ajustamento de matrícula
28 a 30 de julho de 2011 Ajustamentos da Matrícula (3) 1 a 6 de agosto de 2011 Procedimentos internos de registros dos Alunos no Moodle (4) 08 de agosto de 2011 Início do período letivo 2011.2
5 de outubro de 2011 Último dia para Trancamento de Matrícula
7 a 11 de novembro de 2011 Período para Reopção de pólo e curso
9 de dezembro de 2011 Encerramento do período letivo 2010.2
10 a 16 de dezembro de 2011 Exame Final nos Pólos (Prova presencial)
26 a 30 de dezembro de 2011 Colação de Grau
30 de dezembro de 2011 Último dia para implantação de notas pelos(as) professores(as) e Coordenações dos Cursos Virtuais.
OBSERVAÇÕES:
1. A matrícula dos alunos ingressantes (feras) será feita de forma administrativa pela PRG
2. Matrícula em Disciplina para Alunos Antigos será feira pelos próprios alunos no sistema on-line da PRG/NTI, no endereço http://www.ufpb.br/alunoonline.html
3. O Ajustamento da Matrícula será feito pelas coordenações dos cursos virtuais, sob demanda dos alunos.
4. Os procedimentos internos de registros dos alunos no Moodle serão realizados pela equipe de Suporte Moodle da UFPBVIRTUAL.
5. Calendário de eventos e provas presenciais – Cada curso deverá divulgar no site da UFPB Virtual e no Moodle o calendário de eventos e provas presenciais, antes do início do semestre letivo.

Os Polos estarão abertos durante a semana toda, e os tutores presenciais estarão no plantão para tirar as dúvidas e ajudá-los a efetivar suas matrículas.

Saudações humanísticas e Agrarianas,
Professor Dr. MARCOS BARROS DE MEDEIROS
Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Agrárias a Distância
UFPB - CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS
CAMPUS DE BANANEIRAS - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário